Elden Ring: Nightreign — nem um sucesso, nem um fracasso
E o aquecimento para a próxima semana histórica com várias notícias quentes do mundo dos games.
📦
Olá, senhoras e senhores.
Mais uma semana se encerrando, e nossa terceira edição da newsletter Checkpoint chegando. Em cinco minutos você fica por dentro de tudo o que aconteceu na semana na indústria dos famigerados video jogos.
Dessa vez, esmiuçamos as análises de críticos brasileiros com acesso antecipado a Elden Ring: Nightreign. O que será que eles acharam?
Incentive o nosso trabalho e inscreva-se! Boa leitura.
Elden Ring: Nightreign traz algo diferente da FromSoftware
Essa semana temos jogão na área. Elden Ring: Nightreign está entre nós desde ontem, 29, e traz uma experiência um pouco destoante dos soulslike single player da FromSoftware: ele tem aspecto roguelite e é focado no seu modo cooperativo. Apesar de ter um modo para um jogador, as análises indicam que ele não foi feito para ser jogado assim. Confira!
📦 Antes de começar, vamos às notas?
Elden Ring: Nightreign está com nota 80 no OpenCritic (todas as plataformas), enquanto no Metacritic temos as notas 77 (PS5), 871 (XSX) e 80 (PC).
O game se passa em um universo paralelo onde as Terras Intermédias são tomadas pela Noite, e o jogador, como Viajante da Noite, deve sobreviver a expedições de três dias para derrotar os Senhores da Noite. O jogo permite partidas solo ou cooperativas de três jogadores — mas nunca em duplas —, com combates desafiadores, um mapa dinâmico e uma narrativa apresentada por meio de personagens e documentos.
Na análise do IGN Brasil, o redator Vitor Conceição explica que “Ao começar uma expedição em Limveld, é necessário ter pressa […] para enfrentar o Lorde da Noite no terceiro dia. […] Infelizmente, para dar espaço a essa pegada apressada […] a equipe de desenvolvimento sacrificou parte da construção narrativa dos mundos da FromSoftware”. “[A] jogabilidade é o feijão com arroz feito nos demais soulslike da [FromSoftware], com o adicional das habilidades dos personagens”.
Adriano Camacho, em sua análise para o Voxel (Tecmundo), nos destaca como a experiência tem suas bases na sorte: “toda a progressão permanente dos personagens está nas relíquias, [que] possuem atributos completamente aleatórios […] [e] exige inúmeras tentativas até encontrar algo realmente útil”. “Quando comparado a um soulsborne […] Nightreign compartilha poucas características além da dificuldade ou das referências”.
Como um contraponto, o redator Bruno Silva, do Omelete, nos apresenta seu ponto de vista em sua análise. Ele lembra, principalmente, que Nightreign tem uma proposta muito diferente de um soulslike comum, e isso pode acabar sendo muito agradável para muitos: é menos punitivo, tem o apoio de outros players e, se tudo der errado, basta começar uma nova partida. “Esse estilo que Nightreign trouxe me fez enxergar soulslike de uma forma totalmente diferente”.
📦 E você? Vai jogar Nightreign? Qual sua opinião sobre o estilo de jogo e a proposta diferenciada que a FromSoftware apostou? Deixe nos comentários, a gente quer saber.
Temos uma joia rara indie como surpresa da semana
Falando em lançamento, tivemos uma novidade surpreendente para a crítica nesta semana: um indie chamado Pipistrello and the Cursed Yoyo. O game mistura os estilos Zelda 2D com metroidvanias numa estética pixel-art muito interessante.
De quebra, o título conseguiu notas 88 no OpenCritic e 87 no Metacritic. Ficamos bastante interessados na proposta, e resolvemos compartilhar com vocês. Para melhorar, ele está em promoção de lançamento na Steam por R$ 44,99, ou também no Nintendo Switch, PS5, PS4 e Xbox Series X/S.
EA cancela jogo do Pantera Negra e fecha estúdio
Pois é, más notícias para os fãs de heróis e funcionários do mundo dos games, porque mais um layoff acabou de acontecer dentro da Electronic Arts. A presidente da empresa Laura Miele informou em um e-mail interno que a Cliffhanger Games, fundada em 2023 para desenvolver o jogo do Pantera Negra anunciado no mesmo ano, seria fechada e que eles trabalhariam para realocar e apoiar os funcionários — mas nem todos terão essa sorte.
Segundo o e-mail, os recursos da EA serão focados em títulos de maior sucesso como Battlefield, The Sims, Skate e Apex Legends. Além disso, o também anunciado jogo do Homem de Ferro, o terceiro jogo da trilogia Star Wars: Jedi e o próximo título de Mass Effect continuam em desenvolvimento.
É uma pena que essas novidades promissoras acabem dessa forma. Nós, como fãs e consumidores dessa indústria, esperamos que novos lançamentos possam continuar saindo, e que esse tipo de demissão em massa pare de ocorrer no meio.
O que mais há de novo na semana?
O remake de Persona 4 teve seu desenvolvimento confirmado pelo dublador Yuri Lowenthal, que confirmou que não estará presente no elenco do novo jogo. Yuri foi responsável por outras grandes vozes como Peter Parker nos jogos do Homem Aranha da Insomniac.
Pokémon Legends Z-A será lançado em 16 de outubro. Junto disso, a The Pokémon Company anunciou uma transmissão Pokémon Presents para 22 de julho.
Além disso, diretamente da salinha dos fundos onde rolam os rumores da indústria, temos:
Um Nintendo Direct pode estar programado para a semana de lançamento do Nintendo Switch 2, ou a semana seguinte, segundo PH (do Brasil-sil). Aliás, o console lança na semana que vem!
Por fim, NateTheHate, conhecido por seus palpites e fontes certeiras, revelou que Starfield deve chegar ao PS5 ainda neste ano.
À frente: uma semana histórica
Não podemos deixar de fechar nossa edição de hoje lembrando que a próxima semana é histórica para o mundo dos games, assim como todas as semanas em que há um lançamento de console. O Nintendo Switch 2 estará disponível na próxima quinta-feira, dia 5 de junho, e nós aqui estamos ansiosíssimos para colocar as mãos no nosso.
O lançamento vem com grandes títulos no primeiro dia, como Mario Kart World, Bravely Default Flying Dairy HD Remaster, Fast Fusion e Cyberpunk 2077: Ultimate Edition. Além disso, o calendário de lançamentos dos próximos meses está recheado de títulos interessantes e upgrades de jogos do Switch original. Fiquem ligados às nossas próximas edições para saberem de tudo!
Por último, mas não menos importante, vale lembrar que junho começa logo e com ele, a temporada de anúncios da falecida E3, agora conhecida como Summer Games Fest. O evento começa na próxima sexta e, na nossa próxima edição no mesmo dia traremos um calendário com todos os eventos anunciados, que sempre prometem algumas revelações bombásticas.
📦
Ufa, é isso.
Obrigado por lerem até aqui — é sempre um prazer tê-los conosco. Mesmo assim, ainda somos bem pequenos e, por isso, pedimos que você se inscreva e envie para aquele seu amiguinho.
É, aquele mesmo, que tem preguiça de ler, mas gosta de ficar reclamando que não lança nada pro seu console 🤣.
Adeus, até a próxima.
Apenas 8 análises foram submetidas para Xbox Series X, contra 76 de PS5 e 43 de PC.